Inicio » » Castração protege seu animal de doenças

Castração protege seu animal de doenças

Se você tem um pé atrás quando o assunto é castração, não hesite mais. A medida é amplamente defendida pelos especialistas que querem o bem do seu animal e por ótimos motivos. Nas fêmeas o procedimento reduz consideravelmente o risco de tumores de mama e infecções no útero, que são muito comuns, enquanto no macho afasta problemas na próstata, garante a veterinária Valéria Correa, da clínica Pet Center Marginal, em São Paulo.

Você só deve prestar atenção no período mais indicado para a esterilização. O ideal seria que tanto cães quanto gatos de ambos os sexos se submetessem a ela antes do primeiro cio, que ocorre entre o quarto e o sexto mês de vida, quando os hormônios entram em ebulição. Depois disso, sobretudo no caso de cadelas e gatas, a cirurgia já não funciona tão bem para evitar as doenças.

Você receia a operação? Fique tranqüilo. A castração não é nenhum bicho-de-sete- cabeças, embora represente um pequeno risco, como qualquer cirurgia. Ela é feita com anestesia geral e dura cerca de uma hora e meia, conta a veterinária Tânia Parra, professora de reprodução da Universidade Metodista de São Paulo.

Por meio de uma pequena incisão removemos os testículos ou os ovários e o útero, explica. O bicho não precisa ficar internado e a recuperação é rápida. O único cuidado pós-cirúrgico é usar uma proteção local contra uma eventual agressão bem ali. Depois de sete dias os pontos já podem ser retirados.
O pré-operatório também é simples consiste em exames clínicos e laboratoriais, como hemograma, além de testes de função renal e hepática. Se achar necessário o veterinário pedirá ainda uma avaliação cardíaca. Tudo para aumentar ainda mais a segurança do procedimento.

Além das vantagens para a saúde, a esterilização muda para melhor o comportamento do bicho. Para começar, fica menos saidinho, o que poupa o dono do constrangimento de vê-lo se esfregando no pé do sofá ou na perna da visita. De quebra, a agressividade diminui e, no caso dos machos, ele deixa de urinar em todos os cantos da casa para delimitar seu território. Ainda restam algumas dúvidas? O quadro abaixo esclarece uma por uma.


Anticoncepcional para animais

Há diversos contraceptivos orais para cães e gatos. Esses remédios têm sido usados a torto e a direito para melhorar o comportamento dos bichos, mais do que para prevenir gestações indesejadas. Poucos sabem que os anticoncepcionais aumentam o risco de câncer e de infecções, lamenta a veterinária Ana Carolina Lagoa, do Hospital Veterinário Rebouças, em São Paulo. Portanto, jamais os utilize para fins, digamos, educativos. E, mesmo para impedir a gravidez, eles são uma alternativa menos saudável do que a castração.


Mitos e verdades sobre castração

O que se diz por aí nem sempre é correto:

O ANIMAL SEMPRE ENGORDA
Bem, na verdade ele tende a ficar um pouco mais sedentário, mas uma alimentação light e estímulos para prática de exercício físico previnem os quilos a mais.

CAUSA INCONTINÊNCIA URINÁRIA
Isso é muito raro. Só costuma ocorrer quando a castração é realizada antes dos 4 meses de idade.

O BICHO FICA FRUSTRADO
Castrado ele não sente a menor necessidade de se acasalar. E aí mesmo é que não se frustra só porque o dono deixou de lhe arrumar um parceiro sexual.

A PELE PODE APRESENTAR PROBLEMAS
Vamos ser francos: alguns estudos sugerem a relação entre castração e problemas de pele, mas isso ainda não está bem claro.

ADEUS, GRAVIDEZ PSICOLÓGICA
Sim, a cirurgia evita que a cadela ou a gata produzam leite e se comportem como se estivessem esperando filhotes.

0 comentários :

Postar um comentário